O vereador Israel Barros, o Miquinha, solicitou nesta terça-feira, 30, em sessão legislativa da Câmara de Parauapebas, que o Governo Municipal realize, com a máxima urgência, a aquisição de testes rápidos para a detecção do Covid-19, principalmente em pacientes que estão em ambiente hospitalar. Uma vez que o controle da transmissão do novo coronavírus tem relação direta com o aumento do número de testes. Ou seja, quanto maior o número de testes, maior é a chance de garantir a segurança da população. Por isso, é de extrema importância que a população realize o teste rápido o quanto antes, tanto para o controle da doença como para prevenir que a doença não evolua para um estado mais grave. De acordo com o vereador Miquinha é inadmissível que uma cidade com o porte e a riqueza de Parauapebas deixe faltar testes rápidos para sua população ou que a população tenha que ficar um dia inteiro esperando para a realização desses testes.
“Precisamos ser mais humanos e competentes na prevenção e tratamento dessa doença, então é fundamental que possamos garantir que toda a nossa sociedade tenha condições de passar por essa pandemia com a menor perda de vidas possível e a realização dos testes rápidos é fundamental para isso.”
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos pacientes com Covid-19 são assintomáticos, então o teste rápido é de suma importância para que o Governo tome medidas mais assertivas no controle da transmissão do vírus e no tratamento dos doentes.
Números de infecções por Covid -19
No Brasil já são mais de 12 milhões de pessoas infectadas e mais de 312 mil mortes. E em Parauapebas esse número já chegou a triste marca de mais de 43 mil pessoas infectadas e 272 óbitos.
Texto: Rosiere Morais