Por meio da Indicação n° 93/2021, o vereador Israel Miquinha (PT) propôs o reajuste das diárias concedidas aos pacientes que precisam realizar Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de R$ 50 para R$ 100. A matéria foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) na última terça-feira (9).

O parlamentar relata na proposição que o TFD é um instrumento legal que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a portadores de doenças não tratáveis fora do local onde residem. Ou seja, o dinheiro é para custear as despesas enquanto a pessoa faz tratamento médico em outro município, mas o valor atual do benefício concedido aos pacientes de Parauapebas é insuficiente para suprir as despesas com alimentação e hospedagem.

“Permitir que uma pessoa, já fragilizada por uma doença, consiga sobreviver dignamente no período em que se encontra em tratamento de uma moléstia é uma forma de amenizar o sofrimento e garantir a ela condições básicas para o restabelecimento do bem mais precioso que temos, que é a saúde”, defendeu Israel Miquinha.

O vereador ressaltou ainda que é dever do governo municipal cuidar da saúde de seus cidadãos e garantir que sejam assistidos nos momentos de necessidade.

Campos soçaites

Na mesma sessão, Miquinha apresentou ainda a Indicação nº 92/2021, na qual solicita a construção de campos soçaites nos bairros Nova Carajás (na área do lago), Cidade Jardim, Amazônia, Minérios, Tropical, Complexo VS-10, Novo Brasil, Palmares Sul e Palmares II.

Para o parlamentar, disponibilizar espaços para a prática de esportes traz benefícios tanto físicos quanto mentais e sociais à população.

“A prática regular de esportes reduz substancialmente o risco de doenças, ajuda a controlar o peso, reduz dores e diminui sintomas da ansiedade e depressão, melhorando a saúde e a qualidade de vida do cidadão. Então, é de extrema importância garantir que a população tenha acesso gratuito a um ambiente que favoreça a prática esportiva”, justificou.

Aprovação

As duas indicações de Israel Miquinha foram aprovadas e serão enviadas para os secretários municipais de Saúde, Gilberto Laranjeiras, e de Obras, Wanterlor Bandeira, e para o prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges /