Sujeira, alagamentos, destruição de obras e vias públicas e muito prejuízo financeiro a cidadãos e governo. Esses são alguns dos inconvenientes causados pela falta de uma rede de drenagem adequada nas cidades. E em Parauapebas esse problema nunca foi tão grave e aparente como no ano de 2021, onde as fortes chuvas destruíram vias, alagaram feiras e causaram grandes engarrafamentos e transtornos a população do município.
Pensando nisso, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou em sessão legislativa da Câmara de Parauapebas, realizada nesta terça-feira (11), que o Governo Municipal elabore e execute o quanto antes um projeto de drenagem pluvial e construções de lagos em todo o município. “Assim, a população não será mais penalizada pelos transtornos causados pela chuva, já que a falta de uma drenagem adequada afeta toda a população”, diz Miquinha.
De acordo com o parlamentar, é essencial para a infraestrutura de qualquer via pública uma rede pluvial adequada que permita o escoamento das águas. “Afinal, se fortes chuvas forem levadas ao esgoto elas podem transbordar e acabar retornando as vias públicas, causando danos a saúde de todos”, lembra Miquinha.
Ou seja, de maneira geral, a rede pluvial evita danos na infraestrutura pública e privada e protege o bem-estar das pessoas, evitando doenças e danos a população.
Além disso, se essas águas forem escoadas para lagos, construídos em áreas específicas, a população será duplamente beneficiada, já que os lagos, a exemplo do lago Nova Carajás, são excelentes áreas de lazer e relaxamento, o que contribui ainda mais para a qualidade de vida da população e aumenta de forma exponencial a atratividade turística do município.
No Brasil, a legislação estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, determinando a manutenção preventiva das redes de drenagem pluvial. Além da diretriz nacional, cada estado e município mantém sua legislação para essa rede de acordo com o contexto.
“É urgente a construção dessa rede pluvial e a construção de novos lagos para a retenção dessa água. Para que assim, a população se sinta mais segura dentro de suas próprias casas e quando tiverem que sair em dias de chuva. Não podemos mais permitir que nossa população sofra com alagamentos e destruições causadas por uma falta de drenagem adequada”, ressaltou Miquinha.
O vereador lembrou que uma cidade bem estruturada atrai investimentos e turistas o que garante uma sustentabilidade maior para a cidade e para a população.

Texto: Rosiere Morais