O vereador Israel Barros, o Miquinha, solicitou na última sessão parlamentar da Câmara de Parauapebas, realizada nesta terça-feira, (23), que o Governo Municipal em parceria com a empresa Vale reative o Hospital de Campanha para tratamento das pessoas infectadas com o Covid-19 no município. Já que o número de pessoas contaminadas pelo covid-19 não para de crescer.
Só em nosso país já são mais de 11 milhões de pessoas infectadas e mais de 295 mil mortes. E, infelizmente, em Parauapebas não está sendo diferente, no município, já são mais de 40 mil pessoas infectadas e 255 óbitos. E esse número só aumenta, são cerca de 220 novas pessoas contaminados por dia, porém a quantidade de leitos existentes, hoje, na rede de saúde municipal é insuficiente para tratar todos os doentes.
De acordo com o vereador Israel Barros, o Miquinha, Parauapebas já chegou a triste realidade de ter 100% dos seus leitos de UTIs ocupados. “Isso significa dizer que se hoje, um cidadão de Parauapebas precisar de um leito de UTI no município, ele vai não vai ter. Isso mesmo, ele poderá morrer por falta de oxigênio, morrer por que a gestão pública não conseguiu garantir a esse cidadão o direito básico a saúde” diz o vereador.
“Sabemos que hoje, o sistema de saúde de todo o país está sobrecarregado devido a pandemia do Covid – 19, sabemos que os profissionais de saúde e a gestão em si estão trabalhando no limite de suas forças, mas não podemos permitir que a população já tão sofrida com outras mazelas morra por falta de leito em nossa cidade”, enfatizou o vereador.
Para o parlamentar se já foi possível erguer este hospital em um período em que o número de doentes era bem menor, também é possível reerguê-lo em um período de calamidade pública.
Leitos atuais
Atualmente o Hospital Municipal de Parauapebas conta com apenas 40 leitos para atender os pacientes de Covid-19, sendo 25 leitos clínicos e 15 de leitos UTI, e com a conclusão de uma ala que o Governo Municipal em parceria com a empresa Vale pretende inaugurar em abril esse número aumentará para 40 leitos de UTIs, para atender Parauapebas e demais municípios da região sudeste do estado, algo que não suporta o volume de pacientes que precisam de internação.
Texto: Rosiere Morais