Na última quinta-feira (3), o senado aprovou o projeto que aumenta para 10 anos o prazo máximo de validade da carteira Nacional de habilitação, a CNH. Com a aprovação mudanças foram ocasionadas no Código de Trânsito Brasileiro.

O projeto foi aceito pelo presidente da associação das autoescolas do município, Cláudio da Silva, segundo ele o projeto tende a contribuir. Foi uma ótima ideia, é um grande projeto que irá contribuir com os condutores. A pessoa que tem a habilitação onde a validade dela chega a 10 anos, terá muitos benefícios. A única indiferença é que as pessoas que apresentam a idade mais avançada, sua carteiras de habilitação terá uma validade menor”, comentou.

O instrutor de uma autoescola do município, Rodrigo Nazareno, ressalta que o período de validade irá contribuir ainda mais para os condutores de caminhão. “É uma oportunidade muito boa para os condutores de veículos com um porte maior. Vale ressaltar que diante dos exames médicos que o condutor irá saber o período necessários de validade da habilitação”.

O projeto também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses.

– 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;

– 30 pontos para quem possuir uma gravíssima;

– 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

No projeto foi incluso ainda a proposta referente ao transportar bebida alcoólica dentro do veículo irá representará infração grave, com aplicação de multa. A bebida poderá ser transportada apenas no porta-malas ou bagageiro do carro.