O primeiro semestre de 2021 foi marcado por incertezas, esperanças e tristezas para milhares de famílias de nosso país e de nossa cidade, e mesmo com todas essas incertezas, a vida, a economia e o trabalho de entes públicos e privados não pode parar. As instituições de saúde, segurança, economia e o executivo e legislativo tiveram mais do que nunca um papel fundamental na continuação da vida e da sociedade como um todo.
Por isso, desde de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Parauapebas, em 02 de fevereiro, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, tem atuado incansavelmente para que a população de Parauapebas tenha a cada dia uma cidade estruturada e digna para se viver.
E foi atuando através de cobranças, Projetos de Lei e Indicações, (instrumentos que o parlamentar possui para informar e cobrar da Gestão Municipal as necessidades da população), que o vereador Miquinha protocolou e teve aprovado na Câmara Municipal de Parauapebas 06 (seis) projetos de Lei e 55 indicações que visam fazer do município um local seguro e bem estruturado para toda a população.
Saúde
Reativação do hospital de Campanha; compra de testes rápidos para detecção do Covid-19 para as Unidades Básicas de Saúde e UPA; aumento em 100% do recurso para Tratamento Fora de Domicílio – TFD e compra de poltronas reclináveis para acompanhantes nos leitos de enfermaria e pronto socorro do Hospital Geral de Parauapebas -HGP, e a substituição de camas, colchões e macas em mal estado em todos os leitos do hospital foram as medidas solicitadas pelo vereador para melhorar a saúde de nossa população.
Infraestrutura
Saneamento básico nos bairros Rio Verde e Da Paz, iniciando pelas ruas Sol Poente, Rua do Comércio e Rio de Janeiro; regularização do abastecimento de Água dos bairros Jardim América, Parque das Nações, Beira Rio II e Vale do Sol; criação de um Parque Natural 1 Municipal; duplicação da rua Jânio Quadros; construção de uma escada de acesso com estrutura digna com corrimão, iluminação e calçadas nas laterais no Morro do Macaco; padronização de calçadas, pavimentação no bairro Betânia, construção de pontes ligando o bairro Jardim América ao bairro Parque das Nações; construção de rampas de acessibilidade no Morro Alto Bonito; construção de espaços para realização de feiras livres; reforma da Praça do bairro Altamira; reforma da praça da Palmares Sul, construção de ciclovias e calçadas no perímetro de acesso à praça da Bíblia e pavimentação asfáltica, construção de praça, posto de saúde e manutenção da iluminação pública no bairro Residencial Brasília foram pedidas ao Governo Municipal por Miquinha.
Produção rural
Melhorias nas condições das vias que dão acesso as chácaras, abastecimento de água e sinalização da linha férrea da Vale foram algumas das medidas solicitadas para alavancar a produção da Associação Campo Livre; já para Cooperativa das Mulheres Unidas da PA Santo Antônio (Coopermusa), foi solicitado apoio técnico agrícola, mecanização, insumos agrícolas, espaço para estocagem e transporte para escoamento de produção agrícola. Além da pavimentação asfáltica da via que sai da Palmares II até as Três Voltas foram pedidas para alavancar a produção agrícola do município.
Regularização
Convênio de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) para a criação de um Núcleo Municipal de Regularização Fundiária – NMRF, no município. Para assim, promover a regularização fundiária de áreas rurais de Parauapebas e região do Contestado sobre o domínio da União ou Incra, e áreas sob o domínio Estadual.
E regularização fundiária dos PAs Carlos Fonseca, Araçatuba Carajás, Rio Branco, Onalício Barros, União Vitória, Valentin Serra, Barra do Cedro, Palmares Sul e Palmares II também fizeram parte das propostas de Miquinha para melhorar a vida dos produtores rurais de Parauapebas.
Educação
Criação e execução de um projeto de reforço escolar para todos os alunos da rede pública de ensino, que devido a pandemia não puderem ter aulas presenciais; reforma das escolas Mundo Infantil, Paulo Freire e João Evangelista no bairro Palmares Sul, construção uma escola de educação infantil e uma escola de ensino fundamental no bairro Residencial Brasília e construção de uma Unidade de Educação Infantil no Complexo Tropical e uma Unidade de Educação Infantil no Bairro Ipiranga, próximo ao Vale do Sol, reforma do estágio de futebol Castanheirão a da quadra esportiva da Palmares Sul, foram algumas das indicações voltadas para a educação que o vereador apresentou para melhorar a educação de nossas crianças e jovens.
E o trabalho não para por aí
Projeto ‘Horta Comunitária’, com o intuito de aproveitar os terrenos baldios de propriedade do município; e Projeto de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência, também foram proposto pelo vereador. “É bastante extenso o número de proposições apresentadas nesse primeiro período de 2021, porém isso não é nem 10% da necessidade de nosso povo. Por isso, continuaremos trabalhando ao longo de todo o nosso mandato para que nossa população tenha a cidade e a vida que eles realmente merecem”, ressaltou o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha.
Texto: Rosiere Morais