Os espaços públicos, entre eles praças e parques, se tornam cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável de cidades, mostrando-se fundamentais em seu planejamento na perspectiva de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e fomentar a cultura, o lazer e a atividade turística. Por isso, garantir que as praças públicas de nosso município tenha condições mínimas de uso é obrigação de uma gestão com responsabilidade social e humana.
Pensando nisso, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou na última terça-feira, 18, em sessão da Câmara de Parauapebas, que o Governo Municipal providencie a reforma e arborização da praça do bairro Altamira. Uma vez, que as atuais condições do local impede o seu pleno uso pela população. “A atual estrutura da praça do bairro Altamira é no mínimo assustadora. E por se tratar de um bairro que abriga milhares de pessoas e que faz se necessário contemplá-los com uma área de lazer, digna”, ressalta o vereador.
Mato, sujeira, resto de entulho, falta de arborização e iluminação são alguns dos problemas mais evidentes do espaço, que ainda necessita de reforma geral da academia ao ar livre e construção de um parquinho, já que as crianças dessa comunidade não possuem nenhum espaço de lazer. Para Miquinha, garantir esse espaço há uma população tão carente de entrenimento é uma ação humana.
O vereador lembra que a praça até possuí uma quadra de futebol society, mas o local só pode ser usado no período em que o sol ‘baixa’, já que por não possuir arborização o local se torna impossível de ser utilizado durante grande parte do dia. “É impensável que em uma região amazônica onde a temperatura, durante o dia, oscila entre 30º e 37º graus, que ainda se construam espaços públicos sem arborização, e para uma cidade que pretende figurar entre cidades com atrativo no ecoturismo torna-se mais grave e assustador essa falta de planejamento e plantio de árvores”, enfatiza.
A praça pública é um local de convivência para adultos e crianças onde a diversão e o esporte não apenas proporcionam a integração da família na comunidade, mas também contribui para melhorar à qualidade de vida e a redução dos níveis de violência e estresse.
E os espaços públicos devem ser ambientes desejados e colocados à disposição da população, assegurando qualidade de vida e preservação, o que torna ainda mais benéfico contemplar os moradores do bairro Altamira com uma área de lazer agradável, bonita e segura, e que possa ser usado por jovens, idosos e crianças visto que essa comunidade não possui outros espaços públicos de convivência que atendam toda à família.
Texto: Rosiere Morais