Conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental, esse é um dos principais objetivos do Projeto de Lei Nº 118/2021 aprovado nesta última quarta-feira, 03, em sessão plenária da Câmara de Parauapebas. O projeto que institui o Programa de Sustentabilidade Ambiental na Rede Municipal de Ensino é de autoria do vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, e agora será implantado na rede educacional do município.
De acordo com Miquinha o projeto consiste em organizar nas escolas um conjunto de atividades com o objetivo de implementar a educação ambiental e conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais da cidade e em especial da região do entorno de cada unidade escolar e no seu interior. “Nossas crianças precisam aprender a identificar os problemas ambientais que fazem parte de sua vida. Só assim elas serão sujeitos ativos na resolução desses problemas”, disse o vereador.
Desenvolvimento de áreas verdes na escola e na região; poluição ambiental; adensamento populacional; saneamento básico; trânsito e transporte público; proteção do solo e das águas; proteção da fauna e da flora; ações relacionadas à reciclagem do lixo; proteção e recuperação dos rios e lagoas são algumas das propostas que devem ser trabalhadas com os alunos.

Educação Ambiental

A Educação Ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, e objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Aliado a isso, trabalha com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta. Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade. E no ambiente escolar, ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. E são justamente essas crianças que cuidarão do nosso amanhã. Então a educação ambiental nas escolas busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.

Degradação ambiental

Sabemos que a degradação do meio ambiente afeta diretamente nossa qualidade de vida e o futuro de todo o planeta. E ela avança em todo o mundo por falta de ações de sustentabilidade, reciclagem, formas alternativas e de substituição de produtos e insumos, algo que pode e deve ser trabalhado nas escolas como forma de preservação para as futuras gerações. “É muito importante que nossas escolas, tenham ações voltadas para discussão e reflexão dos problemas do nosso dia a dia, relacionados ao meio ambiente e que impactam diretamente a qualidade de vida de nossos cidadãos. Só assim construiremos uma sociedade melhor”, pontuou Miquinha.

Texto: Rosiere Morais