Com o objetivo de reduzir os danos dos focos de incêndio, na cidade de Parauapebas, foi criada a brigada de incêndio. O município apresenta índices elevados de focos de incêndios, tanto na zona urbana como na zona rural.
Diante dessa problemática, e os danos causados ao meio ambiente, foi desenvolvido no município a Brigada de Emergência. De acordo com o coordenador da Defesa Cívil de Parauapebas, Jailson Oliveira, a ideia principal é atuar diretamente com o corpo de bombeiros. “Essa parceria de apoio, foi a maneira que o governo tem utilizado para amenizar essas queimadas. Sabemos ainda, que a população precisa se conscientizar, diante do assunto e das ações de queimadas”.
No total 24 brigadistas foram treinados para atuar nas brigadas de incêndio.
A brigada foi criada diante do decreto Municipal de número 559 de 2 de junho de 2020.
Segundo os dados da Defesa Civil de Parauapebas, os números de ocorrências do primeiro semestre deste ano são bem mais elevados comparados ao primeiro semestre de 2019. “Ano passado nos primeiros seis meses foram 111 ocorrências, e este ano até agosto nós já estamos chegando a 300 ocorrências de focos de incêndio no município”.
É preciso a conscientização da comunidade, o coordenador, Jailson Oliveira, comenta que a ação de queimadas na cidade é ilegal. “As pessoas que fazem isso, pensam que estão se beneficiando, mas estão é se prejudicando e ocasionando risco a outras pessoas”.
Os casos de incêndios podem ser informados e denunciados através dos números: 193 bombeiros, 199, dedesa civil e Semma 981883067.