Teve início nesta última terça-feira, 03 de agosto, a abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2021 da Câmara Municipal de Parauapebas. A volta ainda na modalidade on-line, contou com indicações, cobranças ao governo estadual e municipal a cerca de melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos de Parauapebas e com a provação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias –LDO (PL nº 56/2021), que dispõe sobre normas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022.

Uma das indicações que foi aprovada e bastante comentada na sessão foi a solicitação do vereador Rafael Alves, pedindo o término da reforma da escola Irmã Dulce, uma obra do governo do estado que há anos se arrasta em nosso município. Para o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, a melhor atitude a ser tomada pelo governo do estado é reconstruir completamente o prédio, por que há décadas a escola está fechada e “fazem diversas reformas e na primeira chuva alaga tudo, então a escola tem que ser fechada novamente”.

Miquinha ressaltou que é preciso que a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal pressione os deputados estaduais para que tenhamos uma resposta positiva sobre o problema. “Esse drama vivido pelos nossos estudantes não pode continuar, eles não merecem pagar um preço tão alto pela falta de compromisso de nossos governantes”.Estradas da zona ruralOutro ponto levantado por Miquinha foi a situação alarmante em que se encontra as estradas da zona rural do município. “Nesse domingo estive andando pelas estradas da zona rural e me deu uma tristeza no coração em ver que já estamos indo para o terceiro mês de verão e falta maquinário para recuperar essas estradas, e ainda vem outra preocupação, vamos ter que esperar o inverno chegar para começar a recuperar. Lembro que no inverno se tinha dificuldade em recuperar devido as chuvas e agora o verão está terminando e nós trabalhadores rurais, pois também sou um trabalhador rural, precisamos dessas estradas para escoar nossa produção e para chegarmos as nossas roças. Por isso, é preciso a recuperação imediato dessas estradas.Buracos nas vias urbanas As condições das ruas da zona urbana também foram vistas de perto pelo parlamentar que disse que essa situação tem que ser resolvida com o máximo de urgência possível. De acordo com Miquinha, em uma visita feita ao Complexo VS-10 e ao bairro Cidade Jardim, ficou nítido o estado alarmante em que se encontram as vias dessas localidades. “Está feia a situação nesses bairros, muito, mas, muito buraco. Então precisamos fazer o dever de casa, pois é obrigação do poder público cuidar, zelar de sua população.

Tô alertando aqui, sou base do governo sim, mas não é porque sou base que vou andar pelos bairros que precisam de investimento e vou ficar calado. Inclusive nesta quarta-feira, 05, estarei na Secretaria Municipal de Obras – Semob, para que possamos saber ao certo quando as máquinas vão está entrando para poder recuperar nossos bairros e também as nossas estradas da zona rural.
Texto: Rosiere Morais