Neste domingo (26) a Comunidade Palmares Sul comemorou 26 anos de criação, ao longo dos anos muitas pessoas, contribuíram com seu desenvolvimento, tornando a pequena Vila em uma grande vila, popular e acolhedora a todos que chegam da cidade e da região.
A vila/bairro é localizado a 10 km do centro de Parauapebas, conta com praça, campo de futebol, escolas, supermercados, salões, igrejas e vários pontos de diversos segmentos. Para chegar no que é hoje foi necessária muita luta de centenas de pessoas.
Muitos pioneiros ainda residem na Palmares como Francisco Pereira, que se considera um dos primeiros moradores, segundo ele foi um dos que ajudou na abertura das ruas. “Éramos um grupo e quando foi para dividir já estávamos fazendo a vila, lá onde é Palmares II, e aí o pessoal ficou agoniado e eu disse que assumia a responsabilidade de cortar a vila, foram 30 dias de serviços. Sempre acreditei no desenvolvimento de Parauapebas, por isso tenho a Palmares como minha segunda filha”.
Nos dias atuais o bairro conta com 10 mil habitantes. No ano de 2016 a localidade deixou de ser considerada zona rural do município e passou a ser bairro.
A dona de casa Maria Costa, acompanhou de perto o desenvolvimento e principalmente as primeiras lutas para a criação do bairro. Essa dona de casa recorda como foi o processo até chegar no local que hoje é sua casa. “Nós morávamos na Vila da Barata e viemos para esse lugar, que logo conseguimos. Começamos a trabalhar na terra e fazer o nosso sustento. Fico muito feliz pelo desenvolvimento deste local. Quando cheguei aqui, era só pasto até que começaram a cortar os lotes e aí foi crescendo e cada pessoa foi tendo o seu lugar”.
A agricultura familiar tem um dos grandes destaques na Vila, é possível identificar e observar os cultivos em várias residências e em terrenos. Macvone Sousa também foi um dos primeiros a chegar e atualmente tem um plantio de melancias, que tem sua renda das vendas da produção e mantém o sustento da família. “Já tem 23 anos que cheguei aqui, vinha acompanhando os sem terras, a gente já vinha da Serra Pelada, e aí conheci uma menina que morava aqui, que atualmente é minha esposa. Me casei, tive filhos, fiz grandes amizades tudo aqui na Palmares, o primeiro casamento que teve aqui, foi meu e da minha esposa, foi em uma barraquinha de palha. Hoje somos produtores aqui na comunidade e estamos se desenvolvendo aqui no bairro”.
Delma Kelly é filha de assentada, sua mãe foi uma das fundadoras, ela também foi uma das muitas que acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento da Vila e faz parte da sua construção, da sua história, principalmente na área da educação, pois é professora. “Eu cheguei aqui no ano de 2000, meus filhos nasceram aqui, me casei aqui e pude participar do projeto da escola, que inicialmente era a Escola Paulo Freire, depois surgiu a educação infantil. Antes as escolas eram nas quintas das casas, de palhoças. Com passar dos anos a educação foi se expandindo”.
Em comemoração aos 26 anos de criação da Vila Palmares Sul, foi realizada uma live com a participação de um cantor da localidade, vídeos com a homenagem de moradores parabenizando a Palmares, apresentação de Poema e um depoimento do Miquinha, que mora ali desde a fundação, contando um pouco sobre a história de criação da Palmares Sul.