Na sessão desta terça-feira, o vereador Miquinha apresentou a Indicação Nº 504/2023, reiterando a necessidade de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmares Sul, localizada na Rua João Pessoa e inaugurada em 2012.
A UBS, que atende mais de 3 mil pacientes por mês, enfrenta desafios estruturais significativos, incluindo uma recepção inadequada para funcionários, consultórios carentes de sanitários, a falta de espaços essenciais como sala de reunião e depósito de material de limpeza.
Durante a 2° Assembleia Comunitária em agosto de 2022 com a participação de 28 pessoas, foram identificadas necessidades urgentes, como reforma integral do telhado, manutenção ou troca do transformador de energia, aquisição de centrais e ventiladores novos e novas cadeiras.
A estrutura física precária foi destacada pela ocupação inadequada de corredores e salas, comprometendo procedimentos importantes, como a administração de medicação/soro. A falta de adequação já levou até mesmo a notificações da vigilância sanitária.
“Atualmente, enfrentamos desafios que impactam a qualidade dos serviços e o conforto dos usuários na UBS Palmares Sul. A limitação de salas disponíveis e a falta de espaços adequados para observação e coleta de exames são problemas essenciais a serem solucionados para garantir um cuidado de saúde mais completo, o ambiente de espera não ser climatizado prejudica o bem-estar dos pacientes, sendo especialmente desconfortável em nossa região de clima quente.” Comentou Diego Silva, gerente da unidade.
Considerando que a UBS registrou atendimentos de 4.505 usuários apenas no último mês de julho de 2022 com uma demanda reprimida de 11 mil pessoas, a realização da reforma se torna importante e essencial.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que Miquinha solicita a melhoria da UBS, já tendo apresentado a Indicação 363/2022 com a mesma finalidade.