Rio Parauapebas

Nesta terça-feira, durante a sessão na Câmara Municipal de Parauapebas, a indicação 442/2023, de autoria do vereador Miquinha, foi aprovada por unanimidade. A indicação tem como objetivo solicitar à prefeitura de Parauapebas a realização de um estudo para a implementação de eco barreiras no Igarapé Ilha do Coco, próximo ao Rio Parauapebas.

O vereador Miquinha, autor da indicação, enfatiza a importância dessa iniciativa para a preservação do ecossistema local: “A indicação tem por objetivo instruir o Poder Executivo a realizar um estudo para implementar eco barreiras no Igarapé Ilha do Coco que deságua no Rio Parauapebas, destacando a necessidade de proteger nosso ecossistema.”

A proposta concentra-se na instalação de eco barreiras, inicialmente nas proximidades do Rio Parauapebas. Essas eco barreiras serão compostas por galões ‘bombonas’ de 20 litros, entrelaçados com rede de nylon, formando uma barreira eficaz contra resíduos sólidos leves e flutuantes, como garrafas PET, isopor, tampas de garrafa, latas, entre outros. O objetivo é conter a propagação desses materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Além dos benefícios ambientais, a instalação de eco barreiras será  significativa para a preservação do ecossistema do Rio Parauapebas, uma vez que as sujeiras provenientes do Igarapé Ilha do Coco, deságuam diretamente no referido rio. 

Miquinha destaca a necessidade de conduzir estudos aprofundados para efetivar essa proposta inovadora, citando que em outros municípios a adoção de eco barreiras resultou na retirada de até toneladas de lixo por ano.

A proposta de Miquinha visa à proteção do ecossistema e também a promoção de práticas sustentáveis e a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental.