Produtores rurais da Vila Brasil receberam nesta quarta-feira, 18, o título definitivo de suas propriedades. A entrega, fruto da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), por meio de Acordo de Cooperação Técnica, atenderá cerca de 32 assentamos do município e Área do Contestado. Além da entrega de títulos foi feito ainda o cadastramento dos agricultores para novas emissões de títulos.
“Hoje são os agricultores das PAs Cachoeira Preta II, Vale do Liberdade, Itacaiunas Açu e Vila Brasil que estão recebendo seus títulos, amanhã serão novos produtores. Eu, enquanto agricultor e assentado rural, fico extremamente feliz e emocionado em participá dessa entrega de títulos. Esse é um grande sonho da comunidade rural”, disse Israel Pereira Barros, o Miquinha. O parlamentar, que apresentou uma indicação solicitando a implantação desse departamento em Parauapebas, disse que ver o Núcleo funcionando é muito satisfatório.
De acordo com o superintendente regional do Incra, Aveilton de Souza, Parauapebas tem o primeiro o Núcleo de Regularização Fundiária inaugurado no Brasil. “Entendemos que só resolveremos o problema da titulação de terra em nosso país se conversamos com que está na ponta que é o município, e sentamos com o prefeito Darci Lermen e ele nos deu todo o apoio necessário para o funcionamento deste Núcleo”.
Segundo o coordenador de terras de Parauapebas, José Alves, o prefeito quer que todos os agricultores tenha seu título definitivo de terra. “O título é um instrumento extremamente importante para o trabalhador rural, porque gera oportunidades como o acesso à carta de crédito das agências bancárias. Assim, o trabalhador rural pode investir em diversos programas e garantir o desenvolvimento de sua propriedade”.
Nesta quinta-feira, 19, será a vez das comunidades da Vila Carimã, Conquista, Jerusalém e Lana receberem sua titulação.
Texto: Rosiere Morais