Na última segunda-feira (6), o vereador Miquinha, participou do encerramento do Curso de Manipulação de Frutas do Qualifica Pará, na comunidade Nova Esperança II. Segundo Miquinha, esse curso proporciona uma grande motivação empreendedora aos alunos, visando a geração de renda, sustentabilidade e valorização da agricultura familiar.
Para o professor Luan, a importância desse curso para a comunidade é a sustentabilidade, pois trabalha o reaproveitamento das frutas, tornando o que é descartado em dinheiro.
Segundo Vanda Marinho, aluna e participante do curso, é gratificante ter participado junto com cada uma dessas mulheres empreendedoras e agradeceu em nome da comunidade pela oportunidade, através da Associação FETRAF, do vereador Miquinha, do deputado Bordalo e do governador Helder Barbalho.
O parlamentar tem sido um articulador em nosso município, em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Estado – SESTER, levando diversos cursos às comunidades e bairros de Parauapebas, Curionópolis e Canaã, contribuindo muito com a capacitação de jovens e adultos da região.
O objetivo é promover a qualificação profissional dos cidadãos do estado, a fim de impulsionar a inserção e reinserção de profissionais no mercado de trabalho. Neste mês de março, estão sendo concluídos mais quatro cursos: um curso de Almoxarife na comunidade Vila União, o Curso do MOPP no bairro Tropical, o curso de Pintor de Obras e Artesanato em Cerâmica no bairro Palmares Sul. O total de alunos em cada turma é de vinte, totalizando cinco turmas e cem alunos, com uma carga horária de 80 a 200 horas, dependendo do curso ministrado.
No ano de 2022, foram realizados quinze cursos entre a zona urbana e rural apenas em Parauapebas. “É muito gratificante saber que diversos alunos estão tendo novas oportunidades de capacitação e que alguns deles conseguiram novos empregos após a realização dos cursos de MOPP, Empilhadeiras, Guindastes, Eletricistas, Mecânicas, entre outros. Miquinha, diz que a palavra é gratidão”.
Uma turma do Curso Qualifica Pará é formada por vinte alunos, que recebem vale-transporte, lanche, camisa, apostilas e uma bolsa com kit escolar. Ao final do curso, eles recebem um certificado com a carga horária de acordo com o curso matriculado. Além disso, no início de cada curso, há oito dias de aula de cidadania.
O programa Qualifica Pará, também prevê microcrédito gerenciado pelo Banco do Estado do Pará – Banpará, para contribuir na aquisição de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio de todos os alunos após a conclusão e recebimento do certificado, com um valor entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00 reais. Além da capacitação, o programa gera emprego no município, através da contratação dos profissionais que ministram as aulas e fornecem o lanche.