O vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, participou nesta segunda-feira, 03, da abertura do Programa Mais Horta, lançado pelo Governo Municipal. O Programa que tem como principal objetivo impulsionar a produção de hortaliças no município, atenderá cerca de 250 famílias de agricultores da zona rural de Parauapebas. A abertura do projeto que aconteceu no assentamento Nova Conquista, onde 52 famílias serão atendidas, contou ainda com a participação do prefeito Darci Lermen e do secretário de agricultura Milton Zimmer.

“Me sinto extremamente feliz em participar da abertura desse projeto, que vem fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, disse Miquinha. O parlamentar, que também é agricultor e tem sua história de vida ligada a produção no campo, ressaltou que enquanto vereador trabalhará em parceria com seus colegas de mandato para fortalecer ainda mais a produção da agricultura familiar.

A produção do Mais Horta será comercializado no Centro de Abastecimento de Parauapebas (Cap) e nos supermercados locais. De acordo com o secretário de agricultura Milton Zimmer, o projeto vai beneficiar diretamente o agricultor que poderá ter no Mais Horta uma fonte a mais de renda. “É de extrema importância garantir que o homem do campo tenha condições de viver de sua produção. Por isso, é preciso criar mecanismos que incentivem essa produção e gerem valor ao trabalho do homem do campo.
O fortalecimento da agricultura familiar tem grande relação com a efetivação de politicas públicas inclusivas, valorizando o agricultor e proporcionando aumento da renda familiar. Segundo o prefeito, a agricultura familiar é de extrema importância para o município, pois leva a população da cidade uma variedade de produtos que enriquecem a alimentação. “Cabe destacar a sustentabilidade da produção e o manejo dos alimentos pela agricultura familiar, que respeita a biodiversidade e os recursos naturais de nosso município”, destaca Darci.

De acordo com o Censo agropecuário de 2017, em 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes a agricultura familiar é a principal base econômica. Sendo que ela é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país.  Texto: Rosiere Morais

Texto: Rosiere Morais