Durante a sessão desta quinta feira (23), Miquinha apresentou a indicação 015/2023, que solicita a implantação de uma usina de asfalto em Parauapebas.

Parauapebas atualmente tem um grande número de vias danificadas, que sofrem com a falta de pavimentação e recuperação asfáltica, apenas no período de janeiro a setembro de 2022, o valor gasto com a recuperação e pavimentação asfáltica de vias urbanas de Parauapebas foi de R$110 milhões.

A usina de asfalto garante a produção do próprio asfalto, gerando uma economia de até 30%, com mais agilidade nos serviços de pavimentação asfáltica, além de suprir as necessidades do nosso município. Com a aquisição de uma usina de asfalto, será necessário apenas a compra de insumos, como cimento asfáltico de petróleo, pedra e brita.

“Uma usina de asfalto em Parauapebas, pode melhorar a qualidade de nossas pavimentações, a usina vai trazer mais segurança a população, pois já tivemos vários transtornos e acidentes ocasionados por buracos nas vias.” Justificou Miquinha durante a sessão.

Miquinha relembrou ainda o recente acidente que ceifou a vida do motociclista Isaque de Lima Santos, de 50 anos, que faleceu após sofrer um acidente na rodovia Faruk Salmen, nas proximidades da Palmares II, zona rural de Parauapebas. A motocicleta de Isaque bateu em um buraco, onde o mesmo se desequilibrou e caiu, batendo cabeça no asfalto.

Com o investimento, o município terá menos gastos, pois não terá que terceirizar o serviço para empreiteiras, sendo que produzirá o próprio asfalto. Além disso, terá mais agilidade nos serviços de pavimentação asfáltica, principalmente nos pequenos reparos, já que a usina produzirá o pavimento no próprio local onde é inserida, propiciando o recapeamento de ruas, estradas e tapa buracos do município.