Com uma intensa bagagem de conhecimentos e vasta experiência em diversos aspectos da vida, nesta sexta feira (19) de fevereiro Milton Zimmer Schneider completa seus 56 anos de idade, motivos para celebrar não faltam.

O atual Secretário de Produção Rural de Parauapebas é filho de agricultores, casado, e pai de duas filhas, de 23 e 25 anos. Formado em Filosofia e Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Cooperativista. Gaúcho, Chegou ao Pará na década de 1991 com a missão de viabilizar meios de desenvolvimento econômico para os agricultores, e fez parte de um projeto chamado “Equipe de educação popular de Parauapebas”, que tinha como objetivo tratar a formação de agricultores e organizações, fortalecendo a agricultura familiar. Também fez parte de movimentos populares e sindicais. Já assumiu a presidência da Emater–Pará.

A história de Milton Zimmer sempre esteve ligada e vinculada a debates de fortalecimento da produção familiar, tendo presentes sempre dois aspectos importantes; A questão da geração de renda e qualidade de vida aos agricultores, e pensar o desenvolvimento em sintonia com a questão ambiental.

Todo esse trabalho de destaque o levou a ocupar espaços políticos relevantes na sociedade; foi secretário de agricultura no primeiro mandato de Darci Lermen, foi eleito deputado estadual no pleito de 2011 a 2014. Atualmente é presidente da Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica – CUIA, onde realiza debates importantes sobre desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo.

Em janeiro deste ano assumiu a Secretaria Municipal de Produção Rural de Parauapebas (SEMPROR). Milton Zimmer falou com a equipe de reportagem do Portal Carajás Notícias sobre os desafios e projetos frente a pasta;

“Nosso desafio assumindo a secretaria é começar com um diagnóstico, dar um perfil, uma cara para a produção rural, para que Parauapebas seja um município reconhecido não só na região, mas em todo cenário estadual com linhas de produção. Nós vamos avançar, estamos dialogando, construindo de forma coletiva com a nossa equipe técnica, importante ressaltar, que na secretaria de produção rural temos uma equipe técnica muito qualificada, tenho certeza de que no Estado do Pará não tem uma secretária Municipal de produção que possui o quadro técnico que nós temos, são pessoas qualidades nos diversos setores tanto na área vegetal quanto animal”
O secretário falou ainda sobre os projetos a serem colocados em prática durante sua gestão;

“Temos seis principais vertentes para fazermos um trabalho diferenciado na secretaria. Vamos trabalhar a fruticultura juntamente com nossos parceiros qualificados na área, vamos avançar na questão de Bovinos e bubalinos no corte, e verticalizando a produção do leite. Aí seguimos com a Piscicultura, Apicultura para avançar na produção de mel, não esquecendo que temos um potencial importante com pequenos animais, e vamos intensificar também na produção de milho e feijão para sermos cada vez mais independentes e não precisar trazer de fora”.
E para se consolidar essas propostas de desenvolvimento para a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), Milton Zimmer falou sobre a importância do Centro de tecnologia da agricultura familiar;

“O local serve de experimentos pra gente ter modelos pra estar dialogando com os nossos agricultores, pra ser uma referência de pensar novas perspectivas de desenvolvimento, vai ser muito útil pra Parauapebas e pra toda a região” enfatizou o secretário.
De maneira mais ampla e objetiva, Milton Zimmer afirmou ainda que a população de Parauapebas pode esperar o melhoramento no investimento da produção, os munícipes vão consumir produtos de qualidade porque agricultura forte se faz com investimento e com Extensão Rural.         

 Reportagem:  Dayane dos Santos