“Nesta data precisamos parabenizar ao homem e mulher guerreira que com o suor do seu rosto e a força de seus braços garantem que não falte comida na mesa do nosso povo”, disse Miquinha.
No mês de maio, mais precisamente no dia 25, comemora-se em todo o Brasil o dia do trabalhador rural, uma homenagem aos homens e mulheres rurais que trabalham incansavelmente para movimentar um setor indispensável a nação brasileira: a agricultura. E neste dia de celebração é preciso destacar as lutas, as conquistas e o trabalho de tantos agricultores que ajudam a alimentar as famílias brasileiras.
E o trabalhador rural é o principal responsável pela produção dos alimentos produzidos pela agricultura familiar que serão disponibilizados para o consumo da população brasileira. Constituída de pequenos produtores rurais, a produção familiar é composta por povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
“Estou junto com esse povo, porque é a agricultura familiar que coloca comida na mesa de nossa gente, não é as monoculturas que produzem para exportar, é o pequeno produtor que produz o arroz, o feijão, o legume e as verduras que comemos diariamente”, pontuou o vereador Miquinha. O parlamentar ressaltou que o setor se destaca pela produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.
Na agricultura familiar a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado.
Para Miquinha os incentivos a agricultura familiar atua no desenvolvimento tanto das famílias de produtores como da economia de todo o município. “Toda a produção rural é vendida nos mercados locais e isso garante produtos mais frescos e mais acessíveis a população” ressaltou o parlamentar.
“Essa foi e sempre será uma grande preocupação minha enquanto parlamentar, garantir que os nossos trabalhadores rurais tenham condições e incentivo para produzir. Por isso, faço questão sempre de visitar nossas comunidades rurais para conhecer suas demandas e incentivar a adesão aos programas de produção do Governo”, disse Miquinha. O vereador enfatizou que sempre trabalhará em prol do trabalhador rural e de uma sociedade mais justa e desenvolvida.
“Nesta data precisamos parabenizar ao homem e mulher guerreira que com o suor do seu rosto e a forças de seus braço garantem que não falte comida na mesa do nosso povo”, disse Miquinha.