O vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, participou na manhã desta quarta-feira, 13, de uma cerimônia religiosa no Assentamento Frei Henri Des Roziers, localizado na PA – 273 em Curionópolis. O acampamento que teve sua fundação em 2010 com a ocupação da Fazendinha é fruto de eventos trágicos como o massacre da curva do S, em Eldorado dos Carajás, e a luta desse povo foram fundamentais para a sua formação.

A cerimônia, uma chamada à Páscoa, homenageou Frei Henri, um frade dominicano de origem francesa, naturalizado brasileiro. Um guerreiro, que lutou em prol dos menos favorecidos, ajudando-os a terem um pedaço de chão para chamarem de seu. O nome do acampamento homenageia Frei Henri pelas benfeitorias feitas a esse povo.

O vereador Miquinha ressaltou a alegria de está com os trabalhadores em um mês tão importante para o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra – MST. “Não podemos esquecer nossas origens. Eu, enquanto assentado e trabalhador rural, fico muito feliz em está em um evento que homenageia um guerreiro como Frei Henri”.

No local foi lembrado também o Abril Vermelho, com o qual o MST procura organizar jornadas de luta e mobilizações massivas, relembrando o massacre perpetrado há 25 anos na “Curva do S”, que ceifou a vida de 21 trabalhadores.

Estiveram presentes no evento o vereador Miquinha, Tito Moura líder do MST no estado, a coordenadora nacional do MST no Pará Ayala Ferreira, a representante do Acampamento Cida, Sueli Guilherme ex-secretaria adjunta da Secretaria de Produção Rural do município de Parauapebas, e caravanas de outros assentamentos e acampamentos.

Texto: Rosiere Morais