Reforma da praça da Bíblia, com a inserção de um bicicletário e ciclovias em ambos os lados da pista de acesso à praça, esse foi o objeto de uma indicação apresentada pelo vereador Israel Barros, o Miquinha, na última sessão legislativa da Câmara de Parauapebas, realizada na última terça-feira (20). A praça da Bíblia que foi construída para ser um dos cartões postais da cidade ainda necessita de diversas melhorias para que possa figurar como uma atração turística para cidadãos e visitantes.
Já que mesmo depois de algumas reformas pontuais, as instalações físicas não se encontram bem conservadas e a insegurança ainda é presente. Além disso, o local sofre de uma doença crônica chamada “falta de beleza”. Porém, mesmo com todas as suas limitações, a praça da Bíblia tem sido um espaço de visita e convivência da população, e o local já se tornou uma ótima opção para esportes e atividades física.
Por isso, é preciso, juntamente com o projeto de reforma, que o Governo Municipal construa ao longo de todo o percurso que dá acesso a praça, ciclovias iluminadas unidirecionais associada com pista para pedestres, dos dois lados da pista de acesso, de forma que uma ciclovia e pista seja somente para subida de ciclistas e pedestres e outra seja somente para descida deles.
Como foi verificado através de imagens, tanto a subida quanto a descida da ladeira da praça da bíblia oferecem riscos iminente de acidentes as pessoas que diariamente fazem atividades físicas naquele local e tem que dividir espaço com veículos que nem sempre trafegam com a velocidade da via. Então a sinalização também deve ser melhorada.
Segundo o vereador Miquinha, é preciso que a prática esportiva seja, além de incentivada, garantida pelo Poder Público e a segurança de ciclista e pedestres é fundamental para a conquista desse objetivo. “Além da construção de ciclovias e calçadas para pedestres é necessário também construir um bicicletário na praça”, pontua o parlamentar.
O vereador ressalta ainda que também é necessário fazer a retirada do mato que cobre ambos os lados da pista e uma grande parte da praça, garantir o funcionamento dos banheiros em finais de semana e feriados e reajustar os escorregadores do parquinho que foram construídos em um ângulo que impede o seu uso pelas crianças. “Precisamos garantir que essa praça, um local tão bonito, se torne um local seguro, agradável e divertido”, conclui Miquinha.
Texto: Rosiere Morais