O vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, solicitou ao Governo Municipal que termine a construção das áreas do entorno do lago do Alto Bonito. O pedido, feito nesta terça-feira (26), na Sessão Legislativa da Câmara Municipal, através da Indicação de Nº 146/22. Solicitou ainda, que seja feito a iluminação da pista de caminhada lateral (próximo a PA-275) do lago do bairro Nova Carajás, e a diminuição da vasão de água do mesmo.
Uma vez, que a obra do lago do Alto Bonito, que poderia está sendo usada pela população há anos e ainda não foi concluída, faltando os espaços de quiosques, banheiros, término da pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e iluminação em todo o entorno, o que tornará o lugar um local seguro e adequado para a prática de atividades físicas e lazer.
“Esses espaços poderiam estar totalmente disponíveis à população, mas, ainda estão incompletos. Necessitando de um olhar especial do nosso Governo a esses lugares de lazer, para que a sociedade possa usufruir desse bem-estar com qualidade”, disse Miquinha.
As áreas situadas no entorno dos lagos são espaços livres que podem abrigar diversas práticas sociais, destinadas ao lazer e ao bem-estar da população, como descanso, recreação, atividades físicas, socialização, entretenimento, entre outras, com caminhos agradáveis e pitorescos, passeios cômodos e seguros com total separação entre os veículos e os cidadãos.
Lago Nova Carajás
Já no lago da Nova Carajás é preciso a reforma da lateral da pista de caminhada (próximo a PA-275). O local, embora reformado a pouco tempo não teve a pista citada terminada, sendo, que em seu trajeto existem locais que impedem o trânsito seguro das pessoas, pois se encontram deteriorados. A pista em questão necessita ainda, de iluminação, uma vez que apenas o outro lado do lago teve a sua estrutura reformada.
“Essas melhorias tornarão o espaço mais bem aproveitado pela população e pelo comércio, uma vez que tornará a área propícia à caminhada, ao lazer e a venda de produtos. Assim, como acontece do outro lado do lago”, lembrou Miquinha.
O parlamentar ressaltou que além dessas melhorias é preciso ainda diminuir a vasão do lago, algo necessário em tempos de chuva, mas que em períodos de estiagem torna o que seria um belo lago, em apenas um buraco, afastando o público que vai ao local em busca de descanso e lazer.
“Sabemos que a falta de conservação e manutenção dos espaços públicos, os levam à deterioração, o que cria uma imagem de abandono e marginalidade, incidindo desfavoravelmente na percepção de uma gestão de qualidade. Provocando um sentimento de insegurança na população, o que faz com que esses espaços sejam cada vez menos, usados como meio de socialização e lazer”, pontuou o parlamentar.
“Acredito que o Governo deseja o bem público, e a retomada e a reforma das obras em questão, demonstrarão isso. Assim, nossa população terá finalmente esses locais completamente disponíveis para o uso”, disse o vereador.
Texto: Rosiere Morais