Em reunião realizada na última quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Israel Barros, o Miquinha, foi escolhido como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que irá investigar a empresa Vale acerca de diversas irregularidades atribuídas á mineradora no município.
Impactos da construção/operação do ramal ferroviário, que afeta os bairros Nova Carajás, Vila Nova I e II, Jardim Ipiranga, Tropical I e II, Vila Onalício Barros, Palmares I, Fazenda Juazeiro, Santo Antônio e Residencial Nova Carajás; impactos causados pela instalação do Salobo 3 e as denúncias acerca da Contratação de Mão de Obra vinda de fora do Município para as obras do Salobo 3 são algumas das denúncias que a comissão irá analisar.
De acordo com o presidente da comissão, Miquinha, a CPI investigará também algumas informações sobre a não contratação de pessoas acima dos 45 anos de idade por contratadas da mineradora e os perigos causados pela linha de transmissão que corta o município de Parauapebas.
“Sabemos da importância da mineradora para a nossa cidade, mas não podemos permitir que a mineradora não priorize nosso povo e contrate mão de obra de fora, com tantos pais de família desempregados em nosso município, e também não aceitaremos a discriminação de pessoas devido sua faixa etária. A Vale deve olhar mais por nossa cidade e população, pois, é daqui que ela tira toda a sua riqueza”, pontua Miquinha.
Fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito: Israel Pereira Barros – Miquiha, Elvis Silva Cruz – Zé do Bode, Josivaldo Antônio da Silva, Eleomárcio Almeida de Lima e Josemir Santos Silva.
Texto: Rosiere Morais