A Secretaria Municipal de Saúde deu início neste mês a coleta descentralizada de exames laboratoriais em Parauapebas. A iniciativa foi em resposta a solicitação da comunidade e com o intuito de melhorar o acesso. As coletas serão feitas diariamente seguindo um cronograma, sendo os exames agendados e realizados nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da mudança é facilitar e tornar mais ágil o processo de realização de exames para os pacientes.
Com a descentralização da coleta de exames laboratoriais, o período do resultado dos exames será bem menor, abrangendo o maior número de coletas por usuários, e o laboratório do HGP continuará realizando as coletas dos exames dos pacientes internados no HGP e HMP, 24h por dia.
As coletas de exames nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural, também serão realizadas acompanhando o cronograma de coleta.
De acordo com o coordenador técnico do laboratório Municipal de Parauapebas, Adson Baquil, a descentralização trará agilidade aos usuários. “Essa descentralização fará com que os usuários da rede SUS tenham um melhor atendimento, uma vez que mais pacientes serão contemplados e de forma mais rápida podendo procurar a UBS mais próxima da sua residência.”
O usuário deve procurar a UBS de acordo com o cronograma, portando os documentos necessários e a solicitação médica para a realização de exames, o mesmo colherá os exames e poderá retornar para receber o resultado no horário agendado.
Para o gerente administrativo do Laboratório Municipal, Odair Araújo do Nascimento, a descentralização facilitará o acesso aos usuários. “É uma grande conquista. Estamos muitos felizes com a instalação deste posto de coleta nas nossas unidades, pois agora os pacientes não precisarão mais se deslocar até o Laboratório Central aqui no HGP”, afirmou o gerente.
“O avanço da descentralização de realização dos exames laboratoriais é mais uma ação da administração municipal para facilitar a vida do cidadão e humanizar a prestação de serviços na saúde, com o objetivo de diminuir filas de espera e garantir a efetividade do tratamento dos pacientes na rede pública. Foi um grande empenho do Prefeito Darci Lermen e de todos os profissionais envolvidos”, destacou o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.
FONTE: Parauapebas.net