A chuva forte que caiu sobre Parauapebas no último sábado (20), deixou diversas casas alagadas e ocasionou deslizamento de terras em alguns pontos do município, famílias tiveram que abandonar suas residências e se deslocarem para outros locais por segurança. A Defesa Civil teve que agir interditando pontes e intensificando os trabalhos de monitoramento.
A ponte que interliga o bairro Liberdade ao União e a ponte que interliga o bairro Rio Verde ao União foram interditadas para evitar maiores transtornos. Desde de terça-feira de carnaval (16), a defesa civil tem intensificado os trabalhos para evitar maiores prejuízos a população. “Os pontos que estão sendo monitorados na cidade são os mais criticos, nossa equipe já mapeou os locais com áreas de risco e é neles que estamos atuando. Desde o início das chuvas estamos atuando e orientando a comunidade sobre os riscos e sobre o que fazer caso aconteça algo”. Ressaltou, Erik Nascimento, adjunto da Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, o rio Parauapebas já ultrapassou os nove metros, e as vítimas das inundações estão sendo deslocadas para escolas e casas de familiares. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Jailson Sousa, uma equipe tem acompanhado o nível do Rio Parauapebas diariamente. “A chuva deste sábado foi mais que o esperado para todo o mês de fevereiro, já triplicou o que estávamos esperando. A base do nível do rio é de 3,5 a 4 metros, e ele já passou dos 9 metros, então está entre 5,5 a 6 metros acima do nível normal, neste domingo ele baixou apenas 3 centímetros.
A Defesa Civil orienta a comunidade a colocarem seus documentos dentro de sacolas plásticas, para evitar perdas. E em caso de alagamentos ou deslizamentos acionar a equipe pelo número 199 ou (94) 3356- 2597.