Garantir dignidade, conforto e bem-estar a pacientes e acompanhantes, esses foram alguns dos motivos que levaram o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, a solicitar em sessão legislativa, realizada na última terça-feira (11), ao Governo Municipal, a compra de poltronas reclináveis para acompanhantes nos leitos de enfermaria e pronto socorro do Hospital Geral de Parauapebas -HGP, e a substituição de camas, colchões e macas em mal estado em todos os leitos do hospital.
De acordo com a parlamentar a substituição além de garantir mais conforto a pacientes e acompanhantes ajuda na melhora do quadro clínico dos doentes, já que um ambiente agradável torna a estadia mais tranquila e contribui para o trabalho da equipe de saúde. “Eu já estive internado no hospital municipal devido a complicações da Covid. Por isso, sei como é ruim para os usuários ficarem em um ambiente desconfortável”.
Miquinha ressalta que o atendimento no HGP foi excelente, porém a estrutura de alguns locais da unidade ainda deixam a desejar. “Posso afirmar que nossos profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares atuam de forma digna, profissional e humana. Mas, é preciso também cuidar com carinho e respeito da estrutura física do hospital, porque isso afeta bastante o psicológico do paciente”.
A Política Nacional de Humanização (PNH), que existe desde 2013, assegura que a criação de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade do paciente e do profissional de saúde contribui para um tratamento mais humano. Segundo a PNH pode se reafirmar que a cor da parede, os leitos voltados para a janela, a iluminação, a ventilação, a climatização, o acompanhamento, o conforto dos equipamentos e o carinho são fundamentais para uma rápida recuperação do paciente.

Texto: Rosiere Morais