Apoio técnico agrícola, mecanização, insumos agrícolas e manutenção e pavimentação das vias que dão acesso às Chácaras da Associação Campos Livre, bem como a sinalização da ferrovia da empresa Vale, em todo o perímetro urbano do município, foram objeto de indicação do vereador, Israel Pereira Barros, o Miquinha, proposto nesta terça-feira, 01, na Câmara de Parauapebas.


De acordo com Miquinha, esses incentivos contribuirão ainda mais para a diversificação da economia, gerando maiores alternativas de renda, algo essencial para Parauapebas que tem grande parte de seu orçamento girando em torno da mineração. “Oferecer a esses trabalhadores todo o suporte necessário para alavancar sua produção é mais que um ato de gestão competente, é um ato humano e empreendedor, que visa buscar alternativas de renda para o município, além da mineração”, ressaltou o parlamentar.

À Associação

A Associação Campos Livre, que atualmente é composta por 84 famílias, que vivem em Chácaras de 20 à 50 metros, no bairro Nova Carajás, é hoje uma grande produtora de hortaliças, limão, açaí, banana e peixe. Os produtores contribuem bastante com a produção de alimentos no município, precisam de incentivos agrícolas para alavancar sua produção e impulsionar ainda mais a economia de Parauapebas e sua própria renda.

E o fortalecimento da agricultura familiar tem grande relação com a efetivação de políticas públicas inclusivas, valorizando o produtor e proporcionando aumento da renda familiar. Sendo de extrema importância que o Governo torne mais forte as cooperativas agrícolas, que muito contribuem para produção de alimentos e para o sustento de milhares de famílias no município.

Texto: Rosiere Morais