Garantir aos cidadãos o pleno direito de se locomoverem pelas ruas e avenidas do município é dever de toda gestão com responsabilidade social e com compromisso com a população. Pensando nisso, o vereador Israel Barros, o Miquinha, solicitou nesta terça-feira, 20, em sessão legislativa que o Governo Municipal construa pontes de concretos em diversas localidades do município.
Entre as localidades que devem ser priorizadas estão as ruas: Estocolmo no bairro Novo Horizonte, rua Beijamim que liga o bairro Betânia ao bairro Novo Horizonte, rua Madre Tereza de Calcutá que liga o bairro Vila Rica ao bairro Altamira e rua João Paulo II que liga o bairro Altamira ao bairro Vila Rica. E além da construção das pontes o vereador também solicitou a poda da vegetação, a pavimentação asfáltica e iluminação pública nos locais, já que essas ruas são totalmente desprovidas de urbanização.
De acordo o vereador o direito de ir e vir dos cidadãos fica completamente inviabilizado por pontes e ruas que não oferecem nenhuma estrutura para que o cidadão transite. “E esse é o caso das ruas e ‘pontes’ (se é que podemos chamar de pontes) existentes ou praticamente inexistentes dessas ruas. Pontes, que na verdade são gambiarras feitas pela população para conseguirem transitar dentro dos seus bairros”, diz Miquinha.
O parlamentar ressalta que as pontes, além de não permitirem o trânsito de motos e veículos, oferecerem um grande risco a quem se arrisca a atravessá-las, já que suas estruturas improvisadas correm o risco de desabar a qualquer momento.
“E as ruas citadas, infelizmente, não necessitam apenas das estruturas de pontes, elas precisam também de poda da vegetação que está cobrindo as ruas e as precárias estruturas de ponte, precisam de asfalto, já que muitos desse locais são de chão batidos, precisam de drenagem das águas pluviais, boca de lobo e iluminação”, conclui Miquinha.
A urbanização de boa qualidade e digna favorece o crescimento econômico e humano de uma sociedade. Por isso, é dever do Governo Municipal garantir uma estrutura básica das ruas e bairros para que a população tenha condições básicas de subsistência.
Para o vereador é preciso que essas demandas sejam atendidas o quanto antes para que à população dessas localidades não sofra mais para transitar dentro de seu próprio bairro e também não tenham que conviver com o mato, lama, escuridão, mosquitos e esgotos que a falta de urbanização provoca.

Texto: Rosiere Morais