No dia 17 de abril, relembra-se o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, marco triste na luta pela terra onde 21 trabalhadores rurais foram assassinados pela Polícia Militar em 1996.
Esse dia é lembrado como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária e o Dia Internacional das Lutas Camponesas, uma data que lembra a importância urgente da Reforma Agrária Popular para a produção de alimentos saudáveis, emprego digno para trabalhadores rurais e a democratização do acesso à terra.
O massacre de Eldorado dos Carajás foi um episódio marcante, onde 19 Sem Terra foram assassinados no local e outros 2 morreram em decorrência dos ferimentos causados pela ação policial. A Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa em homenagem a esses companheiro lutadores. No Brasil, a data foi oficializada como Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
O mês de abril também marca a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, promovida pelo MST, em memória daqueles que perderam suas vidas na busca por justiça e igualdade no campo. A história de mais de 500 anos de concentração de terra e espoliação se mantém viva nas reivindicações por uma reforma agrária justa. A verdadeira homenagem aos lutadores é continuar a luta por um futuro mais justo e igualitário.
Que a memória dos que tombaram na legítima busca por terra e justiça continue inspirando as gerações presentes e futuras a persistirem na luta por um país mais democrático e inclusivo.