A criação de um Fundo Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (FUMAF) foi solicitada pelo vereador Miquinha durante a sessão legislativa da Câmara de Parauapebas, realizada nesta terça-feira, 20 de junho. O pedido tem como objetivo dinamizar as atividades, ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento rural sustentável do município, tendo como público prioritário os agricultores familiares.
“A instituição do FUMAF viabilizará a celebração de convênios com os governos estadual e federal para a execução de programas e projetos que exigem a existência do fundo no município, o que indiscutivelmente contribuirá de forma significativa para o setor da agricultura e pecuária e para toda a economia local, considerando que a agropecuária é uma das atividades econômicas de grande expressão em nosso município”, ressaltou Miquinha.
Para o parlamentar, promover ações para elevar a qualidade de vida dos produtores rurais de Parauapebas deve ser uma das prioridades do gestor público. “Ampliar os serviços prestados à população agrícola é imprescindível para o desenvolvimento de nossa agricultura e para alavancar a nossa economia.
É importante frisar que a Secretaria Municipal de Agricultura (Sempror) não recebe recursos do Estado ou da União para financiar suas ações, as quais têm sido implementadas com o empenho do gestor municipal, mediante a utilização de recursos próprios.
“Em face disso, fica difícil ampliar a atuação dos projetos agrícolas. E esta proposição contribuirá para desenvolver as atividades econômicas do proprietário, meeiro, arrendatário, posseiro, comodatário, assentado ou reassentado de reforma agrária no município”, pontuou o parlamentar.