Falta de leitos na rede estadual de saúde, más condições das vias na zona urbana e rural do município e melhores condições de trabalho e salário para os terceirizados da Prefeitura de Parauapebas foram os assuntos tratados pelo vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, na Sessão Legislativa da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira, 03.
De acordo com o parlamentar muitos cidadãos parauapebense estão morrendo a espera de um leito na rede estadual de saúde. “Esse é um problema que vem acontecendo constantemente, somente em uma semana perdemos 10 cidadãos por que não conseguimos um leito nos hospitais do estado, que são especializados em problemas de saúde de alta complexidade. E isso não pode acontecer de forma alguma”. Miquinha enfatizou que mesmo a família do paciente buscando na justiça o direito ao leito não consegue. “O paciente espera, espera, até vir a óbito, isso é inadmissível. Precisamos que o Governo do Estado olhe para esse município que tanto contribui para a economia do Pará, e garantir mais dignidade e saúde a nossa gente”, pontua.
A falta de leito é hoje, é um dos principais problemas da sáude pública do país, o que eleva os riscos de complicação e o número de óbito dos pacientes. Em 2017, o Conselho Federal de Medicina – CFM, em pesquisa pelo Datafolha, declarou que o aumento do número de leitos é a terceira necessidade mais citada pelos entrevistados entre os problemas de saúde pública que precisam ser resolvidos pelo governo. Um exemplo muito claro dessa condição é a quantidade de leitos para recém-nascidos no SUS. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de 4 leitos para cada mil nascidos vivos. No nosso sistema público, esse número é de 1,5.
Infraestrutura
Um outro problema abordado por Miquinha foi as más condições das estradas e vias da zona urbana e rural. Segundo o parlamentar, a população está sofrendo muito pela falta de estradas. “O povo não aguenta mais a falta de estrada, a nossa zona rural está gritando por socorro, não aguentamos mais. O transporte escolar não consegue fazer sua rota, o carro da feira não consegue fazer sua rota e o povo está sofrendo com isso. Precisamos o mais rápido possível que o governo resolva essa situação”. O parlamentar lembrou ainda que as ruas e avenidas da cidade também se encontram em más condições e que também precisam ser urgentemente reparadas.
Aumento salarial
Outro assunto abordado por Miquinha foi o reajuste salarial aos funcionários das prestadoras de serviço da Prefeitura de Parauapebas. O vereador que faz parte da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal informou que a comissão acompanha o processo e que duas reuniões já estão marcadas para definir os próximos passos. “Hoje, dia 04, nos reuniremos com a Comissão das empresas terceirizadas e no próximo dia 11, no reuniremos com o Governo Municipal para tratar desse assunto. Pois, entendemos que, esses trabalhadores também necessitam de melhores condições de renda e trabalho”.
Veja a seguir
Texto: Rosiere Morais