A presença do ex-presidente Lula nas redes sociais cresceu nos últimos meses, de acordo com pesquisa da consultoria digital Bites, divulgada pelo jornal Estadão. Segundo a pesquisa, Lula reduziu para menos de quatro vezes a diferença do volume de interações em relação a Bolsonaro, que era de 13 vezes mais.

“O indicativo que a gente vê aqui é uma recuperação do ex-presidente Lula em função de um entendimento melhor que a militância dele passou a ter do uso de redes sociais. Claramente, a militância de Lula e do PT está se digitalizando. Por isso, essa diminuição da diferença, especialmente no número de interações”, diz Manoel Fernandes, diretor-executivo da Bites.

As mudanças implementadas nas redes sociais do PT pela Secretaria de Comunicação, sob orientação do partido, contribuíram para a alteração do quadro. Em julho, no artigo “Disputar o presente e preparar o futuro“, o secretário Nacional de Comunicação Jilmar Tatto apresentou um conjunto de iniciativas adotadas ou em andamento.

Segundo o secretário Jilmar Tatto, o crescimento de Lula nas redes se deve à mudança da conjuntura, com a liberdade do ex-presidente e a reconquista dos direitos políticos, por decisão do STF, o que permitiu sua presença no cenário político nacional e internacional.

“Em 2019, Lula estava preso (o ex-presidente só deixou o cárcere em 8 de novembro daquele ano) e o PT estava numa situação muito fragilizada, e isso se refletia nas redes sociais”, afirmou Tatto. “Nós estamos nos preparando para 2022 desde o ano passado”, conclui o secretário.

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