Uma série de palestras que ressaltam a importância dos cuidados com o rebanho bovino e com o pasto marcaram a apresentação do Projeto Leite a Pasto à pequenos produtores de leite e carne do município. O evento, realizado no último sábado, 22, contou com a participação do Secretário Municipal de Produção Rural, Milton Zimmer, do vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, e dos técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).

O projeto que tem como objetivo impulsionar a produção de leite e carne no município, é uma alternativa a mais de renda para os agricultores da região, que buscam no desenvolvimento de suas atividades uma melhor qualidade de vida, para o campo e alternativas cada vez mais eficazes para o uso da terra. “Hoje falo com muita satisfação em ter o companheiro Milton como secretário de agricultura, pela sua capacidade e competência em gerir essa secretaria tão importante para o município, e por manter uma equipe encorpada e preparada para atender o agricultor e fazer chegar a assistência técnica e agrícola ao homem do campo no tempo certo”, disse o vereador Miquinha.

Segundo Milton Zimmer, é fundamental existir uma sintonia entre a Sempror e os produtores rurais. “Esse trabalho é uma via de mão dupla, é preciso o engajamento e a parceria entre secretaria e produtores rurais, pois sem ela o trabalho não terá resultados”.

Miquinha que acompanhou a apresentação, falou ainda, da alegria em participar de projetos que tanto beneficiam o pequeno produtor. “São os pequenos produtores que colocam comida na mesa da população, e sem o investimento do Governo fica muito caro e muito difícil para o produtor alavancar sua produção, então fico muito feliz quando participo de projetos como esse”. O parlamentar ressaltou que enquanto presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Parauapebas lutará pelo melhoramento e desenvolvimento da produção agrícola do município.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sempror, Raildo Kissigen, o sucesso do programa só acontece quando existe parceria entre a secretaria de produção rural e os agricultores. “O seu Manoel acreditou na gente, trouxemos a tecnologia e ele comprou a ideia. Por isso, a importância da interação entre técnicos e agricultores”.

“Agradeço pelo apoio e parabenizo a toda equipe da secretaria de agricultura, que me apoiaram nesse projeto, ao governo municipal e ao nosso vereador Miquinha que defende a luta dos agricultores, disse o produtor rural Manoel Fernandes.

A diversificação da economia gera maiores alternativas de renda, algo essencial para Parauapebas que tem grande parte de seu orçamento girando em torno da mineração. E segundo dados da empresa Vale, a mina de ferro de Parauapebas tem apenas 17 anos a mais de extração de ferro. “Vemos com cuidado e atenção outras fontes de renda para o município. E investir agora nessas fontes é a garantia de um futuro melhor para todos nós”, conclui Miquinha.

Texto: Rosiere Morais