Na última quarta-feira, 19, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, participou de uma reunião com integrantes da Associação Campos Livre (ACL), do bairro Nova Carajás, onde existem 84 famílias que trabalham em Chácaras de 20 à 50 metros e produzem hortaliças, limão, açaí, banana e peixe. O encontro, que foi um convite da ACL, tratou dos principais anseios dos integrantes da associação.
“É incrível o quanto essas famílias trabalham e produzem aqui, mesmo sem nenhum incentivo do Governo Municipal. Essas famílias contribuem bastante com a produção de alimentos de nosso município e merecem maiores incentivos para alavancar sua produção e impulsionar a economia do município e sua própria renda”, disse Miquinha. O parlamentar, ressaltou que o seu mandato está a disposição da classe trabalhadora que tanto luta para manter seu sustento.
Melhorias nas condições das vias que dão acesso às chácaras, abastecimento de água e sinalização da linha férrea da Vale são os principais anseios dessa comunidade, que também necessita de um acompanhamento técnico agrícola para alavancar sua produção. “Nós sabemos que já existe uma equipe muito competente de técnicos agrícolas em nosso município e vamos trabalhar para ajudar no desenvolvimento dessa produção” disse Miquinha.
De acordo com o presidente da Associação Raimundo Nonato, até hoje eles não receberam nenhum apoio. “O vereador Miquinha foi único que até hoje veio nos visitar e escutar nossas demandas, isso nos deixa feliz e gera expectativa que agora vão olhar por nós”, ressaltou.
A diversificação da economia gera maiores alternativas de renda, algo essencial para Parauapebas que tem grande parte de seu orçamento girando em torno da mineração. E segundo dados da empresa Vale a mina de ferro de Parauapebas tem apenas 17 anos a mais de extração. “Vemos com cuidado e atenção outras fontes de renda para o município. E investir agora nessas fontes é a garantia de um futuro para todos nós”, conclui Miquinha.

Texto: Rosiere Morais